Psychobilly Pelo Mundo - Colômbia

Foto: Psychopath Billy

Hoje vamos apresentar um pouco da cena Psychobilly na "Terra de Cristóvão Colombo". País que é marcado por diversos conflitos internos de cunho político, apesar de seu maior problema ser mesmo até hoje o trafico de drogas, graças a intensa atuação do grupo terrorista FARC. 

Por outro lado, a Colômbia detém 95% da produção global de esmeraldas. O país também é o segundo maior produtor mundial de café...e outros tipos de pó.

Mas não é nossa intenção ficar discutindo estes tipos de assunto, estamos aqui pelo Psychobilly, e isto encontramos (ainda que timidamente) em Bogotá.

Bogotá é a quarta cidade mais populosa da América, esta cidade tem uma cena pequena mas forte, que vem crescendo desde seu inicio em 2005 em um evento no antigo bar Candlewick do distrito de Chapinero.

Varias bandas tem nascido desde então e mais espaços tem surgido lentamente, inclusive com o aparecimento de alguns festivais de Psychobilly.

Estes festivais tem sido vitais para a manutenção e ampliação da cena, sendo responsável também por converter integrantes do publico punk colombiano para o Psychobilly


O primeiro festival de pschobilly que aconteceu na Colômbia foi o 'Halloween de los Muertos', de 2007 e teve 4 edições.Um festival interessante que acontece na cidade é o Pyschobilly Zombie Fest, que mobiliza toda a comunidade psychobilly do país e a cada edição vem se ampliando cada vez mais, inclusive já atraindo publico de países vizinhos.

Outro festival importante é o Hot Rock Fest Colômbia que este ano teve a sua terceira edição em 23 de julho e reúne tudo que representa o estilo Rockabilly, Psychobilly, Surf, Garage e Rock n' Roll do país com varias exposições e stands de tatuagem.

Com este crescimento vemos as bandas de psychobilly invadindo eventos que não tem nada a ver com o gênero, como o Manizales Grita Rock, que é o maior festival do país. Acontece durante 3 dias de um final de semana com bandas de todas as partes do mundo (Ratos de Porão tocaram lá em 2013). Lá já tocaram Salidos de la Cripta, Cowboys From Hell e Psychopath Billy.

Se você pensa que a Colômbia só tem a Shakira, dê uma olhada nestas bandas:

Helldogs


O Helldogs foi a primeira banda de Psychobilly da Colômbia. A banda iniciou suas atividades em 2005 em Bogotá e são os responsáveis pelo festival Halloween de los Muertos. Seu som é um Psychobilly com um pé no "oldschool", com fortes influencias de surf music.


Saiba mais sobre a banda em: https://www.facebook.com/helldogscolombia

Los Ghoul Espantos


Os Los Ghoul Espantos classificam seu estilo como "Gore 'n Roll", suas letras contam historias de terror e sangue, cantados em espanhol (um bom exemplo a musica "Henry El Ranchero"). Vem de Bogotá e fazem musica bem pesada toques de punk e metal.



Cowboys From Hell


O Cowboys From Hell iniciou em 2011. Em seu repertório encontramos musicas pesadas e rápidas misturadas com outras indo mais para o rockabilly. No geral seu estilo se assemelha mais às bandas americanas de punkabilly, com letras em inglês.

Apesar de ter enfrentado diversas trocas de músicos, a banda continua firme e forte na ativa.



Utgard Demons


O Utgard Demons é um trio de psychobilly "clássico" muito bem sucedido na cena local colombiana. A banda também é de Bogotá e em alguns momentos nos lembra um pouco o Frenetic Trio, graças ao seu vocal gutural dividido entre o baixista e o guitarrista. Com uma guitarra ligeira e um baixo bem presente, executam seu autodenominado "Demonbilly" desde 2009.



Salidos de la Cripta


O Salidos de la Cripta é um trio de psychobilly que segue a linha "oldschool" e foi uma das primeiras da Colômbia. Seu álbum "Como Alma Que Lleva el Diablo" (2012) com 13 musicas, é considerado o primeiro disco de psychobilly de larga duração feito na Colômbia. A banda iniciou suas atividades em 2007 e desde então tem se apresentado frequentemente em seu país chamando a atenção dentro e fora da cena.


Saiba mais sobre a banda em: https://www.facebook.com/salidosdelacripta

Psychopath Billy



E finalmente, como prova de que a cena está se expandindo, temos aqui uma banda formada fora de Bogota, na cidade de Palmira. Formado em 2008, o Psychopath Billy vem fazendo um som mais influenciado pelo neo-rockabilly, com suas letras em espanhol.


Saiba mais sobre a banda em: https://www.facebook.com/PSYCHOPATHBILLY

Leia Também:

Share on Google Plus

About Vagner Rocker Gt

Na sinuca da vida eu sou a bola branca. Aprendiz de alcoólatra, não tenho dinheiro nem deus no coração. Sou graduado em muitos nada e gosto de falar sozinho mas beber acompanhado. Costumava aparecer quando rodava o disco da xuxa ao contrario, mas agora posso ser encontrado tocando psychobilly por aí, em http://deicidasuicida.blogspot.com.br/ ou https://www.facebook.com/rockergt
    COMENTAR COM GOOGLE
    COMENTAR COM FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

O Psychobilly Brasil agradece a sua participação. Volte mais vezes!
Stay Psycho!