Psychobilly pelo Mundo - Chile

Como prometido, vamos continuar a serie abordando o Psychobilly ao redor do mundo em cada país, desta vez falando um pouco sobre o Chile.



Culturalmente falando, o Brasil é como uma ilha afastada na ponta da América do Sul.

Nossos artistas frequentemente tem oportunidades de mostrar seus trabalhos em países vizinhos. Inclusive, vários artistas da nossa musica popular tiveram oportunidade de fazer sucesso também em outros países da America Latina.

Por outro lado, oque sabemos sobre as bandas que fazem ou faziam sucesso nas rádios da Argentina, Chile, Equador? Só quem viaja para aqueles lado realmente conhece... parece que eles sabem mais do que nós do que nós sabemos sobre eles.

No caso do underground a situação é ainda pior graças aqueles diversos problemas que já conhecemos bem.

Falando em psychobilly no Chile, vemos uma cena pequena mas consistente, prova disto é o "Festival Psychobilly de Santiago de Chile". Evento que que já teve 4 edições, sempre abrindo espaço tanto para as bandas locais quanto das bandas dos países vizinhos incluindo o Brasil, onde tocaram Sick Sick Sinners, Mullet Monster Mafia e Mad Bunch.

Vamos apresentar aqui um pouco das bandas do Chile que mais se destacam, outras como Nervios Calavera, TiosBizarros, Los Rockers e Los Skizomonstruos também tem a sua importância e merecem ser checadas mas não couberam no espaço:


Asesinos De Marilyn


A banda Los Asesinos de Marilyn começou em 2007 fazendo um psychobilly com um pé no horror punk. Fazem um som bem legal, semelhante ao que fazemos aqui. Cantando em espanhol, suas letras falam de lobisomens, vampiros, assassinatos, sexo e sangue. Uma boa musica pra se ouvir bebendo uma gelada no deserto de Atacama.



Cuentos D'la Cripta:

O Cuentos D'la Cripta é uma banda com vocal feminino que foca o seu trabalho no lado mais obscuro das historias de terror, como já indica o nome. Suas letras contam historias macabras e bizarras.

Lançaram seu primeiro álbum “Fiesta de Ultratumba” em 2010. O segundo, “El Circo de la Maldad” pode ser conferido aqui: http://cuentosdlacripta.bandcamp.com/



Infiernos:

Banda de Santiago bem querida na cena chilena que misturam em seu psychobilly influencias de Oi!, Punk, Ska e Rockabilly.

Fazem uma musica bem pesada, bem agressiva, apropriado para um país onde ocorre o maior número de terremotos do mundo.



Mad Mad Truenos:


Banda que se iniciou em 2009 e com suas boas musicas vem contribuindo positivamente na ampliação da cena psychobilly do Chile. Fazem parte daquela turma que prefere um psychobilly nervoso e pesado para se ouvir com um Casillero del Diablo do lado.



The Moribunds:


Agora é a vez das meninas. Cuspida por um dos diversos vulcões em atividade no Chile, o Moribunds é uma banda que se autodefine como uma mistura de Psychobilly com o Punk. Suas musicas juntam a agressividade do hardcore com letras de temática Horror Punk.



Voodoo Zombie:


Uma das maiores bandas do Chile, o Voodoo Zombie foi formado em 2006.

Lançaram seu primeiro EP “El demo del Horror” em 2007 e já ano seguinte lançaram um álbum completo com 12 musicas, que pode ser conferido abaixo. A partir daí já tocaram para diversos públicos, participando de vários festivais incluindo Psychocarnival em 2008 e 2010.

O Voodoo Zombie faz um som bem melódico, cantado em espanhol. Lançaram seu terceiro álbum "Santa Muerte" em 2011.



Surfin' Caramba:


Esta é a banda mais antiga de psychobilly do Chile. O Surfin' Caramba foi formado em 2001 em Santiago, inicialmente como uma banda autoral de surf music instrumental.

Em 2005 participaram da clássica coletânea “Instro-latin Orama”. Após isso, já participaram dos maiores festivais do mundo: Psycho Carnival em 2003 e em 2004, Bedlam Breakout em 2012, Earthquake em 2013.

São responsáveis pelo Festival Psychobilly de Santiago, evento importantíssimo para a cena psychobilly latino-americana.


Share on Google Plus

About Vagner Rocker Gt

Na sinuca da vida eu sou a bola branca. Aprendiz de alcoólatra, não tenho dinheiro nem deus no coração. Sou graduado em muitos nada e gosto de falar sozinho mas beber acompanhado. Costumava aparecer quando rodava o disco da xuxa ao contrario, mas agora posso ser encontrado tocando psychobilly por aí, em http://deicidasuicida.blogspot.com.br/ ou https://www.facebook.com/rockergt
    COMENTAR COM GOOGLE
    COMENTAR COM FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

O Psychobilly Brasil agradece a sua participação. Volte mais vezes!
Stay Psycho!