Psychobilly: um obscuro passeio pelo gênero

Por Tarcisio Lucas Hernandes Pereira
Publicado em 30/06/2015 no site Whiplash

Já apresentei anteriormente aqui no Whiplash.net uma matéria apresentando, para curiosos e interessados, o gênero Horror Punk. Agora venho com o mesmo intuito apresentar um “parente” deste estilo, o chamado “Psychobilly”. 

Trata-se de um gênero que mistura um pouco do punk rock com o rock n’ roll anos 50 (o chamado Rockabilly), e assim como o horror punk, prima por uma estética tanto lírica quanto visual ligada a filmes de terror, contos sobrenaturais, e afins, sem perder, claro, o humor. 

Junto a esses dois estilos, também podemos encontrar influências de country music, ou mesmo de pós-punk dos anos 80.

A formação instrumental geralmente é bem característica, uma vez que além das guitarras (onde os músicos geralmente preferem modelos vintage, ou semi-acústicas), temos um kit de bateria bastante reduzido (como era a bateria do rockabilly); muitas bandas também trocam o baixo elétrico pelo baixolão (também conhecido como contrabaixo erudito,ou rabecão). Visualmente falando, o estilo fantasmagórico, com maquiagens remetendo a filmes clássicos de horror é amplamente utilizada. 

De maneira geral, a cena psychobilly se aproxima muito da cena horror punk, e não raro, especialmente nos Estados Unidos, temos eventos e convenções que englobam os dois gêneros. 

Fãs de filmes e histórias de terror, bem como de suas trilhas sonoras, também são facilmente seduzidos pelo estilo. 

As duas bandas consideradas percussoras do estilo são The Meteors e The Cramps, cuja uma amostra pode ser conferida nos vídeos abaixo:



Muitas outras bandas se seguiram após essas duas, fundindo as raízes no rockabilly e no punk com outros gêneros, como, por exemplo, a banda Miguel and the Living Dead, que acrescentou um pouco de gótico em seu som, como podemos conferir no vídeo abaixo:


Outra banda famosa do estilo é a Nekromantix. Confira:


Agora uma música da banda The Coffinshakers, que acrescentam altas doses de country em seu psychobilly:


Além desses grupos, existem nomes como The Creepnicks, Eletromatic Swamp Trash, Reverendo Horton Heat, Calabrese, os russos do Messer Chups...apesar de restrito a um grupo bem específico de fãs, existem muitas bandas excelentes defendendo a bandeira do estilo. E para finalizar, um vídeo de outra boa representante do gênero, a Zombie Ghost Train:


Espero que quem já conhecia o estilo aproveite, e para os neófitos, bem vindo ao misterioso, macabro e divertidíssimo mundo do Psychobilly! 

Nota PB: Muito boa a matéria, informativa para quem não conhece o estilo, mas sendo uma reportagem nacional, pecou muito em não informar as bandas brasileiras que fazem parte da cena psychobilly. Em breve prepararemos uma matéria com estas informações.

Stay Psycho!
Share on Google Plus

About Bone Shaker

Criador do Psychobilly Brasil. Carioca, pai, esposo, trabalhador, aprendiz de baterista e entusiasta na internet. Formado em História e amante da música. Descobriu o Psychobilly com o Sick Sick Sinners e desde então decidiu que queria aquilo para sua vida. É baterista da banda Skullbillies a qual tem uma relação de amor e ódio.
    COMENTAR COM GOOGLE
    COMENTAR COM FACEBOOK

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tarcisio, agradecemos imensamente sua visita e seu artigo. Tomamos a liberdade de publicar aqui pois achamos que engrandeceria ainda mais nosso portal. Temos a intenção de torná-lo uma referência no estilo.
      Aos poucos estamos publicando várias informações sobre o Psychobilly e logo uma matéria especial sobre o Psycho brasileiro.
      Se quiser contribuir novamente, fique a vontade, o portal é para todos nós.
      Grande abraço.
      Stay Psycho!

      Excluir
    2. Tarcisio, peço mil desculpas por ter excluído seu comentário. Ele foi publicado duas vezes, ou pelo menos aparecia duas vezes para mim e ao apagar um deles, os dois foram excluídos :P
      Se por acaso aparecer por aqui novamente algum dia, fica aqui a nossa nota de desculpas.....

      Excluir

O Psychobilly Brasil agradece a sua participação. Volte mais vezes!
Stay Psycho!